Dois anfitriões mostram como preparam a mesa para um almoço informal e para um jantar sofisticado, em ambiente enriquecido pelos objetos queridos de cada um.
A jarra e o porta-azeite de aço inox são da Scandinavia Designs. Potes de cerâmica com flores e ervas de Marina Santa Cruz Leite.
O advogado Rogério Pasqua é apaixonado pela simplicidade elegante do design escandinavo, representado nos ambientes por utilitários e objetos. “Tudo isso combina com meu jeito informal de ser e receber”, diz, enquanto prepara uma moqueca capixaba em panela de barro. Passadeira artesanal (Fellicia) cobre o aparador.
A salada do almoço é servida em bowl da Scandinavia Designs sobre o aparador decorado com cerâmica do vale do Jequitinhonha.
Junto com a salada, ficam as g arrafas para molho da Scandinavia Designs. O aparador ainda comporta as panelas com arroz e pirão sobre suportes da Interni.
Móveis de época, herdados e garimpados em antiquários tradicionais, povoam o apartamento de Sandra Bighetti, organizadora de eventosdo tipo “família vende tudo”, em São Paulo. É nesse ambiente requintado, mas sem grandes formalidades, que ela gosta de receber os amigos em jantares petit comité. Seu prazer é caprichar na arrumação da mesa.“Tenho poucos jogos de louças, talheres e copos, entre antigos e contemporâneos.Todos, porém, se misturam superbem”, diz. A mesa,de pinho-de-rigade demolição, é ladeada por cadeiras antigas. Balde de gelo da Riva e lustre herdado de família.
Elegante, a mesa é posta com pratos pintados a mão por Eduardo de Castro, garfo de prata da Fracalanza e faca da francesa Laguiole. À direita do prato, taça de cristal negro dos anos 1930, copos com relevo (Jorge Elias) e, à esquerda, taças da Tania Bulhões Home. A parede expõe gravuras de palmeiras brasileiras do século 19.
Sandra dá os toques finais à arrumação. No cardápio, a entrada é cuscuz com salada.
Detalhe do prato printado a mão por Eduardo de Castro.
Uma surpresa carinhosa que Sandra sempre prepara pessoalmente é o arranjo de flores, outra de suas habilidades profissionais .“É uma atenção a mais em relação aos convidados, assim como cozinhar. Já que não mexo com as panelas, monto os buquês.” O bowl preto recebe o arranjo de dálias feito pela anfitriã.
0 comentários:
Postar um comentário